Veja a maneira de preparar o arroz de forma saudável

A forma de preparar o arroz é importante para consumir o grão de forma saudável e sem riscos. Veja como devemos cozinhar o alimento.

Arroz branco, verde, amarelo, de forno, em forma bolinhos e, não podemos esquecer, o tradicional arroz doce… O arroz é um dos alimentos mais consumidos, versáteis, e utilizados na gastronomia mundial. A forma de preparar o arroz também merece atenção especial para uma alimentação saudável.

O grão, em seus mais diversos tipos e versões, precisa ser preparado de forma correta, para podermos aproveitar o melhor de seus valores nutricionais.

Quais as melhores maneiras de cozinhar o arroz?

Há duas maneiras corretas para prepararmos o alimento de forma natural, sem riscos à saúde e benéfica para o corpo:

01 – Fazer uma proporção: A primeira, e mais prática maneira de preparação do arroz, é usar uma divisão de cinco partes de água para cada parte do cereal, tirando sempre o acúmulo de água na panela.

02 – Deixar o grão secar: Outra boa opção é deixar o arroz de molho e, depois, drenar todo o líquido do grão.

Substitua o arroz branco pelo arroz parboilizado. Ele é muito mais saudável e nutritivo!

Você conhece o arroz parboilizado? Sabia que atualmente o Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo?

Ele é mais amarelo que o arroz comum e na hora de cozinhar vem outra diferença… Ele sempre fica soltinho! E sabe por quê?

A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido” (partial boiled, em inglês). Na verdade, pegam o arroz com casca e, antes de descascar e polir, submetem os grãos a um tratamento com água quente.

O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e sais minerais estão concentrados na película e no germe. O endosperma contém, basicamente, amido.

A ação da água sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) provoca sua migração da camada externa – onde estão mais concentrados – para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional.

Uma vez transferidos para o interior do grão, os nutrientes são aí fixados através da gelatinização do amido, pelo calor. Por isso a denominação de processo hidrotérmico.

Veja também..
  • Dicas
  • Dicas
  • Dicas
Todos os direitos reservados - 2018 Feito por:Baião de Ideias - Marketing Digital